⇩ FOLHETO 2020⇩ FOLHETO 2019

Comunicação, participação, diálogo e controle social

Assegurar canais de diálogo, relacionamento, manifestações, reclamações e denúncias pela Fundação Renova; garantir informação e comunicação ampla, transparente, acessível e contínua a todos os interessados; e criar as condições para a participação e controle social dos atingidos nos programas de reparação.

SITUAÇÃO ATUAL

Na avaliação da Ramboll, a Fundação Renova tem priorizado a defesa de sua reputação na comunicação dirigida à população atingida, o que a leva a investir em uma comunicação institucional focada em propaganda e marketing na maior parte das suas publicações. E, nelas, busca defender a marca da organização em vez de mostrar, de forma transparente, a posição contrária das pessoas que ainda não tiveram seus direitos reparados. Esse tipo de comunicação eleva o risco de conflitos nas áreas atingidas e estimula críticas nas redes sociais. Dados de setembro de 2019 mostram que os sentimentos expressos em 79% das interações nas redes sociais e publicações de mídia são negativos à comunicação feita pela Fundação Renova.

Os Canais de Relacionamento e Ouvidoria da Fundação Renova captam informações importantes e as necessidades dos atingidos, mas essas não são comunicadas corretamente e não se traduzem em ações efetivas de reparação. Falta dar solução efetiva para 63 mil manifestações, do total de 620 mil recebidas pelos Canais de Relacionamento até setembro de 2019, e os prazos de resposta estabelecidos não vêm sendo respeitados. Nos últimos 12 meses, 19% das respostas não foram dadas dentro do prazo de 20 dias, e, no total dos territórios, 14% das respostas demoram mais de 90 dias.

Foto: equipe Ramboll

MAIS INFORMAÇÕES

Levantar informações de perdas materiais, de atividades econômicas impactadas de pessoas físicas ejurídicas e famílias diretamente atingidas pelo rompimento da barragem de Fundão.As informações levantadas pelo cadastro serão utilizadas em estudos e avaliações socioeconômicosvoltados para a realização de ações de reparação e compensação dos danos.

Outra subsecção

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus.

O que dizem os atingidos:

A Renova vem com as coisas prontas e não ouve a gente. Quer que a gente ouça só o que ela quer.
- Atingido de Santa Cruz do Escalvado (MG)
+